• Últimas Notícias

    quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

    Juiz cassa registro e diploma de vereador no interior do RN


    O Juiz da 29ª Zona Eleitoral, no município de Assu, julgou procedente ação eleitoral por captação ilícita de votos proposta pelo Ministério Público Eleitoral contra o candidato a vereador Odelmo de Moura Rodrigues. Reeleito no último pleito, o ex-presidente da Câmara Municipal, foi condenado a pagar multa de R$ 12 mil além da cassação de registro ou diploma.
    Em sua decisão, o Juiz Eleitoral Diego de Almeida Cabral, deixou claro que em razão da cassação ter ocorrido após a eleição de outubro, motivada por captação de sufrágio, que é a popular compra de votos, devem ser declarados nulos os votos dados ao candidato, mas mantendo-se computados, porém, como vem entendendo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os votos dados ao partido, no caso o PSD.

    Infidelidade masculina pode fazer bem ao casamento


    Dizer que as puladas de cerca do homem podem fazer bem ao casamento parece uma atitude insuportavelmente machista, não é verdade? Mas há quem defenda essa tese, como a psicóloga francesa Maryse Vaillant, autora do livro Les Hommes, I’Amour, la Fidélité ("Os Homens, o Amor, a Fidelidade", ainda inédito no Brasil). Nessa obra, ela faz afirmações do tipo: 

     "A maioria dos homens precisa de seu próprio espaço. Para eles, a infidelidade conjugal é praticamente inevitável." 

     "Ser infiel não significa romper os votos do matrimônio ou deixar de amar a esposa. É a necessidade [que os homens têm] de ceder aos impulsos." 

     "As mulheres podem ter uma experiência incrivelmente libertadora ao aceitar que os pactos de fidelidade não são naturais, mas culturais." 

    A antropóloga Mirian Goldenberg, professora da UFRJ e autora de Por Que Homens e Mulheres Traem? (Bestbolso), concorda em pelo menos um ponto: a infidelidade masculina não impede o homem de amar sua parceira oficial. "Ninguém quer deixar de experimentar os próprios desejos mesmo amando e desejando a esposa, mesmo querendo estar com ela", disse Miriam em entrevista recente à revista Alfa. "São as duas coisas ao mesmo tempo". 

    Para a francesa Maryse, trair é fundamental para o funcionamento psíquico dos homens. "E, quando eles permanecem ao lado da esposa, cumprindo o papel de marido e pais, ficam até mais fiéis à ideia de matrimônio". Uma pesquisa sobre casamento e infidelidade, também publicada pela Alfa, parece corroborar a opinião da psicóloga. Mais de 70% dos homens entrevistados afirmaram já ter pulado a cerca e quase a metade dos que alegaram ser fiéis confessou a intenção de pular. 

    Muitos especialistas, porém, discordam frontalmente de Maryse. Para Ailton Amélio da Silva, professor de psicologia da USP e autor do livro Relacionamento Amoroso (Publifolha, 2009), a traição do homem costuma ser devastadora para a autoestima da mulher e implica perda de confiança no parceiro. "Sendo assim, dificilmente faz bem à vida do casal". Dados do IBGE sugerem que a tese de Ailton tem fundamento, pelo menos aqui no Brasil: 71% das separações solicitadas por mulheres são motivadas pela traição masculina. Mas a psicóloga francesa rebate com uma estatística que ela mesma apurou em seu país. Na França, 39% dos homens casados admitem já ter traído. "E apenas 9% afirmam que deixaram de amar a esposa."

    Fonte: Superinteressante

    397 Equipes de Atenção Básica do RN são premiadas pelo Ministério da Saúde


    No Rio Grande do Norte, 397 equipes de Estratégia Saúde da Família vão receber um total de R$ 2,21 milhões do Ministério da Saúde (MS), por terem melhorado a qualidade do atendimento à população. Os recursos, que beneficiarão 113 municípios potiguares, são referentes ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).
     
    Para recebimento do incentivo, as equipes, que aderiram ao PMAQ há seis meses, passaram por uma avaliação por parte do Ministério, baseada em 47 indicadores, como atendimento pré-natal, acompanhamento de doentes crônicos, tempo de espera por consulta e adequada atenção à saúde do idoso, entre outros.
     
    Em 2013, as equipes já certificadas realizarão uma nova pactuação para dar continuidade às ações do PMAQ e todas aquelas que ainda não aderiram ao Programa poderão fazê-lo. Será possível também a adesão por parte das Equipes de apoio dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), de Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e dos Consultórios na Rua.
     
    As equipes avaliadas são compostas por médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem, além de agentes comunitários de saúde. Há equipes que também oferecem assistência odontológica e são formadas por dentistas, auxiliar de consultório dentário e/ou técnico em saúde bucal.

    Fonte: SESAP

    Músico Potiguar é escolhido o melhor baterista do Brasil 2012


    O músico Caicoense Diego Medeiros, “artista solo”, foi eleito na tarde de quarta-feira (12) em São Paulo-SP, melhor baterista  do país na  Etapa Nacional do Concurso de Bateria promovido pela Roland, o "V-DRUMS World Championship". Agora, o baterista disputará a final mundial na Alemanha.

    O Diego, que faz parte de uma família de músicos, já havia participado ano passado do mesmo concurso, tendo ficado com a segunda colocação. Desta vez conseguiu o grande feito ficando com o 1º lugar do certame, e levará o nome do Estado do Rio Grande Norte, especialmente de Caicó, para o mundo na final internacional.

    A Roland Brasil é uma das maiores empresas do planeta no ramo de tecnologia em instrumentos e através  desse concurso dão a oportunidade desses músicos, neste caso os bateristas, de mostrarem os seus talentos.

    Por Anselmo Santana