• Últimas Notícias

    quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

    Campestre: Eleição para mesa-diretora promete esquentar o legislativo municipal


    Já começa a esquentar novamente o corre-corre na política em torno de nomes das novas e velhas raposas da política campestrense dessa vez para a CM, não diferente de qualquer município. Conhecidos os vereadores eleitos e reeleitos na eleição deste ano para a Câmara Municipal de São José do Campestre, já foi dada a largada e nos bastidores começam as articulações visando uma disputa ainda mais complexa que a desencadeada no último dia 7 de outubro: a escolha da futura Mesa-Diretora da Casa. Trata-se de um jogo que requer habilidade dos envolvidos. Vale tudo pra chegar lá na presidência.
    À priore, o lógico seria o sistema governista eleger o próximo presidente do Legislativo Municipal, pois conquistou cinco das nove vagas existentes. Mas em se tratando de eleição para a Câmara, nem sempre quem detém a maior bancada elege o presidente. Isso porque muitos apresentam seus nomes mas, sem consenso naufragam em suas próprias vaidades e sede pelo poder, aí ficará a pergunta quem levará a presidência, situação ou oposição. Façam suas apostas.
    Sabemos que a escolha do substituto do vereador Reginaldo Xavier (PTB), só acontecerá em 1º de janeiro de 2013, o que notamos é que os nove vereadores eleitos e reeleitos sonham com a possibilidade de assumir a presidência do legislativo para o biênio 2013-2014. Ex-Presidentes e o atual já se manisfestaram em expor seus nomes para a apreciação dos pares. 
    Surpresas estão para acontecer em breve e poderão agitar o quadro político na cidade, aguardem.
    O Paralelo

    Oscar Niemeyer deixou sua marca em Natal

    O Paralelo
    Mirante do Parque da Cidade que foi projetado pelo Oscar Niemeyer.
    Fotos: Tito Garcez - Foto Montagem O Paralelo


    Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

    Em 21 de julho de 2008 foi inaugurado na cidade de Natal o parque urbano Dom Nivaldo Monte, com o projeto arquitetônico de autoria de Oscar Niemeyer. O parque ocupa uma área de 64 hectares, sendo composto por dois estacionamentos, dois pórticos de entrada, cinco trilhas pavimentadas (6,5 km), quatro unidades de descanso, quatro baterias de banheiros, biblioteca, auditório, centro de educação ambiental, um monumento com doze andares, constituindo memorial da cidade e mirantes.

    Morre aos 104 anos Oscar Niemeyer, o maior arquiteto nascido no Brasil

    O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer morreu hoje, aos 104 anos. Ele deixa um legado sem precedentes para o Brasil e para o mundo, sendo grande referência da arquitetura moderna internacional.

    Oscar Niemeyer, arquitetoNascido em 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, o arquiteto era filho de Oscar de Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida e neto do ministro do Supremo Tribunal Federal Antônio Augusto Ribeiro de Almeida. Durante a juventude, viveu uma vida boêmia que durou até os 21 anos, quando se casou com Anita Baldo, de 18. O casamento gerou uma filha, Anna Maria Niemeyer, que morreu em junho de 2012 aos 82 anos.
    Diante das responsabilidades de homem de família, Niemeyer passou a trabalhar na tipografia de seu pai e, em 1929, entrou para a Escola Nacional de Belas Artes para, cinco anos depois, se tornar arquiteto e engenheiro. Antes de se tornar referência na área, o carioca chegou a trabalhar sem receber salário no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão, onde ele tinha possibilidade de fazer obras fora do conceito convencional da época.
    O primeiro projeto assinado por Niemeyer que saiu do papel foi a Obra do Berço, de 1937, construída no Rio de Janeiro. O desenho apresentou elementos típicos da arquitetura moderna e, mesmo sem ter recebido pelo trabalho, o arquiteto pagou pelo conserto de uma parte que havia sido mal feita, já que não estava presente no momento da construção.
    Em 1936, participou da equipe que criou o Ministério da Educação e Saúde, inaugurado em 1943, considerado o primeiro marco da arquitetura moderna no Brasil. O projeto foi assessorado pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier e também contou com a participação de Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos, Jorge Moreira e Carlos Leão.

    FESTA DE SANTOS REIS 2013 EM SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE, PRIMEIRAS ATRAÇÕES JÁ FORAM DIVULGADAS


    Vem aí mais uma edição da maior Festa de Reis do Brasil, de 02 à 06 de janeiro de 2013 em São José do Campestre/RN. Município situado no agreste potiguar, acerca de 105 km de Natal/RN, capital do estado. Para manter a tradição de realizar grandes eventos e de sempre conseguir reunir multidões com os melhores shows do momento, foi realizada uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Casa da Cultura e PADANG PROMOÇÕES, Empresa Promotora da Festa e assim, trará ao público não apenas duas ou três noites de festas, mas sim, uma semana inteira de festividades onde a cultura, a religião e as tradições nordestinas serão enfatizadas.

    O Blog O Paralelo divulgará em breve a relação de outras bandas que farão shows nos dias 05 e 06, entramos em contato com os organizadores que nos garantiu que essa será uma das melhores festas dos últimos anos e que ainda está em fase de negociação as demais bandas que abrilhantarão as festividades de Santos Reis 2013.


    Por Assessoria

    Desenho “Os Simpsons” é multado por episódio com Bíblia sendo queimada e Deus servindo café ao diabo

    Desenho “Os Simpsons” é multado por episódio com Bíblia sendo queimada e Deus servindo café ao diabo
    O canal de televisão turco CNBC-E foi multado em 22.600 euros por exibir um episódio do desenho animado “Os Simpsons” em que Deus é retratado servindo uma xícara de café a “Satã”. De acordo com o jornal Hurriyet, no episódio Deus também encoraja os jovens a consumir álcool por ocasião do Ano Novo e a morte é incentivada por “ordem divina”.
    A multa foi determinada pelo Alto Conselho do Audiovisual (RTUK), que justificou sua decisão afirmando que o episódio “debocha de Deus”.
    - A Bíblia é publicamente queimada e Deus e Satã são mostrados sob a forma de humanos”, denuciam as autoridades citadas pelo Hurriyet.
    O RTURK já é conhecido por tomar outras decisões controversas, como na ocasião em que condenou um canal de televisão por mostrar o capitão Haddock, personagem do desenho Tintin, fumando um cachimbo.

    Quatro bandidos mortos no interior do estado do Ceará


    Assaltantes invadiram a agência do Banco do Brasil e explodiram um caixa eletrônico, na madrugada desta quarta-feira (5), no município de Palhano, na Região Jaguaribana, a 150 km de Fortaleza. A ação ocorreu por volta da 0h.

    Os acusados se dividiram em dois grupos. Uma parte se deslocou para o destacamento da Polícia Militar e efetuou diversos disparos contra as viaturas. Enquanto isso, os outros assaltantes tentaram explodir o caixa eletrônico da agência com dinamites.

    De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o impacto dos explosivos quebrou asvidraças do banco. Os acusados fugiram sem levar o dinheiro. 

    Houve uma intensa troca de tiros entre os militares e os criminosos fortemente armados. Quatro deles teriam morrido no local, enquanto outros três acabaram presos. Segundo o comandante da PM, coronel Werisleik Ponte Martins, pelo menos, três pistolas e, provavelmente, um fuzil, foram recolhidos no local. 

    Atenção: As imagens são fortes, não é recomendado as pessoas com problemas cardíacas e menores de 18 anos.

    ‘Forbes’: Obama, Merkel e Putin são os mais poderosos do mundo, Dilma sobe para 18ª posição


    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é a pessoa mais poderosa do mundo pelo segundo ano consecutivo, seguido pela chanceler alemã, Angela Merkel, e pelo presidente russo, Vladimir Putin, segundo a lista publicada pela revista “Forbes” nesta quarta-feira. Dilma Rousseff, terceira mulher no ranking, aparece na 18ª posição. A lista leva em consideração a quantidade de população sobre a qual estas personalidades exercem poder, os recursos que controlam, o número de áreas que sua influência alcança e como a utilizam.
    O vencedor das eleições presidenciais americanas lidera o ranking por ser “o comandante-chefe do Exército mais poderoso do mundo e a cabeça da superpotência econômica e cultural”, de acordo com a publicação. Ele chegou ao posto graças a sua contundente vitória eleitoral, embora “ainda enfrente grandes desafios, incluindo a crise orçamentária, uma taxa de desemprego elevada e o renovado mal-estar no Oriente Médio”.

    É caótica as condições de trabalho de policiais militares na região agreste do RN


    Monte das Gameleiras
    Foi postado recentemente no blog da ASSPRA (ASSOCIAÇÃO DE PRAÇAS DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE) o pedido de socorro dos policiais militares lotados no destacamento policial militar de Monte das Gameleiras, segundo a ASSPRA, o prédio não tem as mínimas condições de trabalho, um dos alojamentos de praças fica dentro de uma sela desativada, as paredes caindo o reboco, sem água potável para beber e sem alimentação. Tudo foi cortado para a policia militar, alimentação e água para beber, os policiais que trabalham neste destacamento tem que pagar alimentação do bolso, além de pedir um copo de água para saciar sua sede a vizinhos e amigos da cidade.

    Fonte: ASSPRA

    O PARALELO:
    Infelizmente esse quadro triste de abandono da PMRN tornou-se uma marca negativa do governo Rosalba, principalmente agravada nesse final de ano em que prefeitos derrotados entregarão seus municípios a própria sorte para os novos gestores. Enquanto isso os bandidos fazem  a farra, assaltando e explodindo agencias bancarias e dos correios em todo o RN.

    Marquito vai virar vereador em São Paulo

    O assistente de palco do Ratinho, Marquito - André Lessa/AE
    O assistente de palco do Ratinho, Marquito
    Foto: André Lessa/AE

    Marco Antonio Ricciardelli, o Marquito (PTB), 52 anos, assistente de palco do apresentador Ratinho, vai assumir uma cadeira na Câmara Municipal em 2013. Suplente de Celso Jatene, convidado para assumir a Secretaria de Esportes, o humorista foi o 71º candidato mais votado nas últimas eleições, com 22.198 votos.
    Sobrinho do também apresentador Raul Gil, ele tentou repetir o fenômeno Tiririca (PR), eleito deputado federal por São Paulo em 2010 com mais de 1 milhão de votos. Durante a campanha, apelou para a piada. Seu jingle era " Esquisito por esquisito, vote no Marquito."

    Vídeo: O cara não existe


    Piora o estado de saúde de Oscar Niemeyer


    Leia O ParaleloO arquiteto Oscar Niemeyer, 104, teve piora no estado de saúde na tarde desta quarta-feira (5).
    De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Samaritano, ele está respirando com a ajuda de aparelhos e encontra-se sedado por conta de uma infecção respiratória.
    Ainda segundo o comunicado, o estado de saúde de Niemeyer é grave.
    Oscar Niemeyer havia sofrido uma piora no dia 19 de novembro, quando foi identificado um novo quadro de hemorragia digestiva. Ele foi internado no dia 2 de novembro por causa de uma desidratação, mesmo motivo que o levara, no início de outubro, a passar duas semanas no mesmo hospital.
    Desta vez, ao ser hospitalizado, ele recebeu uma sonda gástrica, usada para alimentação. Nos dias posteriores, segundo boletim, houve piora de suas funções renais e ele foi transferido para a Unidade Intermediária (UI). É a terceira vez que Niemeyer é internado neste ano.
    Em maio, o arquiteto deu entrada no hospital com desidratação e pneumonia, passando pela UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Recebeu alta depois de 16 dias. Em abril de 2011, foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino. Na ocasião, ele ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária.

    Concursos para cartórios e práticos de portos terão salários de 250 mil por mês


    Segundo Marco Antônio Araújo, diretor pedagógico de cursinhos preparatórios para concursos públicos, os salários mais altos são em concursos para prático de portos e cartórios. “Os salários variam de R$ 1,8 mil até R$ 23 mil. Há uma estimativa de 20 mil vagas abertas no fim desse ano, já que vários editais estão se abrindo. Se o candidato tiver interesse, ele pode consultar os editais abertos e se inscrever para os concursos de interesse dele”, explica.
    O especialista explica que o edital é como se fosse um mapa do concurso público, onde diz qual é o salário, o que é exigido na prova e até o que a pessoa que vai trabalhar na função tem que fazer. “É fundamental, um plano de voo. Você tem que saber onde quer chegar, e ele te ajuda nisso. Quais as disciplinas importantes, um pouco do cargo. É fundamental saber qual cargo que você vai prestar o concurso, as pessoas têm que escolher o cargo pela vocação, não só pelo salário”, ressalta.

    Com 12 votos, deputado Poti Júnior é eleito conselheiro do TCE


    O deputado Poti Júnior foi escolhido conselheiro do TCE na vaga reserva a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
    Presentes na Casa os 24 deputados, o eleito obteve 12 votos e Fábio Dantas conquistou 11 votos. A eleição teve 1 abstenção
    O novo conselheiro do TCE é deputado de segundo mandato, filiado ao PMDB e já foi prefeito de São Gonçalo do Amarante em dois mandatos.
    Com a eleição dele assume a vaga de deputado o advogado Kelps Lima, filiado ao PR. 
    Por Panorama Político

    Dibson Nasser e seu pai estão sendo investigados pelo Ministério Público

    O deputado estadual Dibson Nasser (PSDB) e o  pai  dele,  o   vereador  Dickson  Nasser (PSB),  estão  sendo  investigados   pelo Ministério Público estadual por suspeita de cessão irregular de servidor público da Câmara Municipal de Natal.

    O inquérito civil público foi aberto na portaria 87/2012, assinada pelo promotor Giovanni Rosado. O deputado estadual, o vereador e ainda as servidoras Gabriela de Sousa e Manuela Duarte têm o prazo de dez dias para enviarem os esclarecimentos, por escrito, para o Ministério Público.
    A suspeita do Ministério Público é que as duas servidoras estão lotadas na Câmara, mas na verdade trabalham mesmo é o gabinete de Dibson Nasser na Assembleia Legislativa. Por Anna Ruth

    Passagem/RN: Dois homens armados invadem a agência dos correios

    Dois homens armados invadiram  a Agência dos Correios da cidade de Passagem/RN por volta das 9:00 horas  da manhã desta quarta-feira, (05).

    De acordo com as informações os dois  assaltantes chegaram no local em uma moto armados invadiram a agência e rederam o funcionário. 

    A Agência dos Correios da cidade de Passagem foi invadida por assaltantes pela segunda vez só este ano.

    Não há a informação se foi levado alguma quantia. As agências dos correios  são alvo constantes de assalto pois nas mesmas também funciona o Banco Postal em parceria com o Banco do Brasil.
    Fonte: VNT Online

    Chinesa considerada a mulher mais alta do mundo morre aos 40 anos


    A mulher mais alta do mundo, uma chinesa que media 2,33 metros quando foi registrada pelo Guinness, o Livro dos Recordes, em 2010, morreu aos 40 anos. “Yao Defen morreu em meados de novembro”, afirmou um porta-voz de Sucha, na província oriental de Anhui, onde vivia a mulher mais alta do mundo.

    A causa da morte não foi revelada. O gigantismo de Yao Defen era provocado por um tumor que afetava sua glândula pituitária e gerava um excesso de hormônios do crescimento. 

    No momento da morte, em 13 de novembro, Yao Defen media 2,36 metros, segundo um jornal de Anhui. Aos 15 anos, ela já tinha mais de dois metros.

    Aluna do IFRN - Câmpus Nova Cruz vence Prêmio Caern de Redação


    A aluna Ívinna Ellionay Alves dos Santos foi vencedora do concurso de redação promovido pela CAERN - Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte - na Categoria III – que envolve estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. O concurso de redação teve 278 inscritos e cada um deles deveria escrever um texto do gênero carta endereçado ao diretor-presidente da companhia. 

    A redação de Ívinna foi orientada por Elis Betânia Guedes da Costa, professora de Língua Portuguesa do IFRN Nova Cruz. 

    Segundo o diretor da Companhia, Yuri Tasso, o principal objetivo do concurso foi cumprido pela aluna. “A intenção era sensibilizar as novas gerações para a situação da água e conscientizar para os desafios, presentes e futuros, do abastecimento de água”, declarou Yuri.

    O concurso teve ainda dois outros vencedores, a estudante Maria Luíza dos Santos Dantas, na categoria destinada a estudantes do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, e Emanuel da Fonseca Rocha, na categoria destinada a estudantes do 7º, 8º e 9° anos do Ensino Fundamental.

    Cada aluno vencedor receberá um tablet e mais mil reais; o professor orientador, um tablet, e a escola campeã, um troféu alusivo à conquista. A entrega da premiação vai ocorrer no dia 14 de dezembro, às 10h, na Administração Central da Caern, avenida Senador Salgado Filho, 1555, bairro do Tirol.

    Com informações do Portal IFRN

    Câmara aprova PEC que beneficia domésticas


    O plenário da Câmara aprovou ontem em segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 478/2010 que amplia os direitos dos trabalhadores domésticos. Foram 347 votos a favor, dois contrários e duas abstenções. A proposta segue agora para apreciação, também em dois turnos, no Senado Federal. O texto estende aos domésticos 16 direitos assegurados hoje aos demais trabalhadores urbanos e rurais regidos pela Consolidação das  Leis do Trabalho (CLT), incluindo obrigatoriedade de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), hora extra e adicional noturno.
    A categoria reúne 6,6 milhões de brasileiros, sendo a maioria formada por mulheres (6,2 milhões). A chamada PEC das Domésticas divide opiniões quanto aos possíveis efeitos no mercado de trabalho. Há quem ressalte os benefícios da medida, mas para a Ong Doméstica Legal, a proposta pode derrubar o emprego formal.Só no Rio Grande do Norte, o índice de formalização poderia cair em 10,9%. Este seria o maior impacto na região, como mostrou reportagem publicada na TRIBUNA DO NORTE em 19 de agosto deste ano. O Estado possui a maior proporção de empregados domésticos com carteira de trabalho assinada no Nordeste.
    Os formais, no RN, já representam 21,4% do total, segundo a organização. O percentual nos outros estados nordestinos não chega a 20%. Mas, ao aumentar os custos para o empregador, que precisará garantir mais 16 direitos, incluindo o depósito no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a PEC das Domésticas poderá frear a formalização, afirma a ONG Doméstica Legal. A ONG estima que se a PEC for aprovada isoladamente 200 mil empregados domésticos formais seriam demitidos em todo o país em menos de um mês. “Nem todos os empregadores poderão arcar com este custo”, afirmou Mario Avelino, presidente da ONG e autor do livro o Futuro do Emprego Doméstico no Brasil. Há controvérsias. Para a deputada federal Benedita da Silva, relatora da PEC, a proposta está mais para solução do que para problema. “As mudanças beneficiarão 6,8 milhões de trabalhadores, permitindo-lhes acesso ao FGTS, ao Seguro desemprego, entre outros benefícios.”

    Agripino fala dos planos da oposição em entrevista para o UOL

    O senador José Agripino foi entrevistado hoje pelo jornalista da Folha de S. Paulo Fernando Rodrigues dentro do projeto Poder e Política, do portal UOL. Entre os temas da conversa estão os planos da oposição para as próximas eleições, os problemas econômicos e administrativos do atual governo, o último escândalo de corrupção envolvendo ex-assessores do presidente Lula, e o desempenho do Democratas nas últimas eleições.
    Na entrevista, Agripino afirma que a oposição sozinha, sem apoio de partidos que hoje fazem parte da base do governo, tem poucas chances de vencer o pleito presidencial de 2014. Precisa, portanto, desde já, iniciar as costuras com outras agremiações, principalmente as que estão insatisfeitas com o Partido dos Trabalhadores. Após a entrevista, o senador foi convidado a conhecer a redação da sucursal da Folha em Brasília, onde conversou com repórteres de política da capital federal.

    Foto: Mariana Di Pietro

    NATAL: Vereadores Raniere e George Câmara estão eleitos, decide TRE do RN

    O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE RN) acatou, no final da manhã desta terça-feira (4), a reclamação da Coligação União Por Natal II, formada pelo PSD, PPS, PC do B, PRB e PPL e que concorreu às eleições municipais de Natal no mês de outubro passado. A reclamação referia-se ao indeferimento das candidaturas dos vereadores George Câmara (PCdoB) e Raniere Barbosa (PRB), determinada pelo juiz Ibanez Monteira da Silva, no final do mês de outubro. Por quatro votos a dois, os desembargadores foram favoráveis aos reclamantes e eles podem ser considerados eleitos. saiba mais A decisão, porém, é em caráter liminar. O julgamento definitivo da reclamação ocorrerá na próxima terça-feira, 11 de dezembro,

    G1 RN

    Natal: Vereadora Júlia Arruda é eleita Parlamentar do Ano


    O Comitê de Imprensa da Câmara Municipal de Natal escolheu Júlia Arruda como Parlamentar do Ano da Câmara Municipal de Natal. O presidente da Casa, Edivan Martins, que perdeu o pleito de 2012 segundo decisão da Justiça Eleitoral, ficou com o título de Parlamentar da Legislatura.
    Dos 19 votos, Júlia Arruda obteve cinco votos para Parlamentar do Ano. Edivan Martins ficou com cinco votos na escolha de Parlamentar da Legislatura.

    Santander vai demitir 5.000 funcionários


    O Santander vai demitir 5.000 trabalhadores até o fim desta semana em todo o país, disse nesta terça-feira (4) o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. O banco disse, em nota, que "as informações referentes a uma forte redução do número de funcionários não correspondem à realidade", mas informou que "está procedendo um ajuste em sua estrutura de forma a adequá-la ao contexto competitivo da indústria". O sindicato disse ter feito denúncia e pedido providências ao Ministério do Trabalho. Hoje, sindicalistas manifestaram na região central de São Paulo contra as demissões. "Vamos manter a mobilização, durante todos os dias, até que o banco nos conceda audiência e explique os motivos para esses cortes. Não aceitamos que uma empresa que tem a maior lucratividade no Brasil dispense os trabalhadores dessa forma", disse, em nota, a presidente do sindicato Juvandia Moreira.