• Últimas Notícias

    segunda-feira, 5 de novembro de 2012

    Gato e dono de Land Rover entre inscritos para programas sociais

    Jk Cartuchos
    Billy é um gato de sorte. Ganhou sobrenome e entrou no cadastro do Bolsa Família. O dono do bichano, Eurico Siqueira da Rosa, era o coordenador do programa na cidade de Antônio João (MS) — e incluir o nome do gato da família é uma das fraudes pelas quais ele responde em duas ações na Justiça Federal. É um exemplo das irregularidades contra o Bolsa Família no país, que incluem ainda o caso de um dono de Land Rover na Paraíba inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.

    Segundo a Justiça Federal de Mato Grosso do Sul, a ação penal na qual o agora ex-coordenador do Bolsa Família em Antônio João é réu — por “inserção de dados falsos em sistema” da administração pública — está nas alegações finais de MPF e defesa. Já a ação por improbidade administrativa ainda está na fase de depoimentos.
    “Um agente de Saúde de Antônio João/MS (...) requereu à sra. Raquel que levasse seu filho, Billy Flores da Rosa, ao posto médico para que fosse realizada pesagem”, afirma a denúncia do MPF, ajuizada na Justiça Federal de Ponta Porã em 2009. “Para surpresa do agente, Raquel informou que Billy era seu gatinho de estimação”.

    Chamada para esclarecimentos, “a sra. Raquel, ciente de que havia delatado o marido, informou que o correto seria (o nome) de um sobrinho”. Depois, para “frustrar as investigações”, o nome do sobrinho foi trocado pelo de uma sobrinha, e o da mulher de Eurico, pelo da cunhada. Segundo o MPF, Eurico confessou o cadastro do gato.

    Na Paraíba, a Operação Pão e Circo, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime (Gaeco) do MP estadual com a PF e a CGU em junho, descobriu que um empresário de Guarabira (PB) dono de uma agência de eventos — envolvida no esquema alvo da operação, de fraudes em licitações e outras irregularidades em eventos no estado — teria usado como “laranjas” moradores de baixa renda inscritos no CadÚnico.

    Fonte: O Globo

    Campestre/RN: Sione define sua equipe de transição

    A Prefeita eleita de São José do Campestre, Sione Ferreira Souza de Oliveira (PMN) montou na tarde dessa segunda-feira (05) sua equipe de transição formada por cinco integrantes, são eles:

    O Vice-prefeito eleito Régio Luciano
    Maria do Socorro Silva
    Maria José Neves da Silva
    Rubens Pereira da Rocha
    Marcondes Alexandre da Silva

    No entanto essa relação será enviada ainda essa semana ao atual chefe do executivo através de um ofício constando os nomes acima citados informando a formação da equipe de transição.

    Quadrilha usando terno e gravata assalta agência do BB em Natal

    Quadrilha chegou a atirar em vidraça para invadir a agência do BB no Alecrim (Paulo de Sousa/DN/D.A.Press)Uma quadrilha formada por cinco homens armados, vestindo ternos, assaltou a agência do Banco do Brasil do bairro do Alecrim, Zona Leste de Natal, na manhã desta segunda-feira. Toda a Polícia da região metropolintana está à procura dos criminosos.

    Segundo o major PM Cícero Cardoso, comandante do Batalhão de Choque (BPChoque), o grupo invadiu a agência, localizada no cruzamento das avenidas Presidente Bandeira com a Jaguarari, por volta das 9h30. A quadrilha aproveitou o momento em que um carro forte tinha acabado de entregar malotes e roubou um desses, com uma quantia ainda não divulgada, fugindo logo em seguida.

    Um funcionário público de 50 anos, que estava na agência no momento do crime e preferiu não se identificar, conta que apenas quatro dos criminosos invadiram o prédio, momentos depois da equipe do carro forte ter saído do banco. Todos de terno e gravata, estavam armados de pistola. Dois deles atiraram contra a vidraça que separa a área de terminais eletrônicos dos guichês internos. Outros dois ficaram do lado de fora, tentando barrar a saída dos clientes. Numa ação rápida, os bandidos tomaram um malote e fugiram do local em um carro ainda não identificado.

    Várias unidades da Polícia Militar estão agora em diligência, procurando pistas do grupo. O caso deve ser investigado pela Divisão Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).

    DN On-line

    Assalto em São Tomé termina com um Policial Militar Morto e um outro ferido

    Sgto Emanuel  (baleado)               Sd Fco. Quirino (morto)
    Um policial morreu e outro foi baleado em confronto com assaltantes no município de Lajes Pintadas. O fato aconteceu agora a pouco, após um assalto a um mercadinho na cidade de São Tomé. Os bandidos fugiram em direção a cidade de Lajes Pintadas e entraram em confronto com os PMs. Essa informação foi dada agora à pouco pela Rádio Santa Cruz AM
    Segundo informações do Sargento Welington da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar com sede em Santa Cruz, um policial foi morto e outro baleado. O policial ferido é o Sargento Emanoel, que foi atingido na perna e encontra-se recebendo atendimento no Hospital Regional Aluísio Bezerra. Como a bala encontra-se alojada na perna, ele será transferido para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Já o policial morto, ainda não foi identificado.
    O Paralelo acabou de entrar em contato com uma das viaturas que está a procura de um dos assatantes que está baleado e no meio da mata, informações dentro de instantes.
    
    Foto do PM Quirino morto em combate com os assaltantes (Imagens André Fotos)
    

    O Sargento PM Emanuel de 45 anos, baleado em uma das pernas foi transferido para o hospital Clóvis Sarinho e encontra-se fora de Perigo enquanto o outro PM Fernando Quirino do Nascimento morto no confronto com os assaltantes encontrasse no local a espera do ITEP.
    Moto Honda NNM 3762 de Parnamirim estava em poder dos assaltantes (Foto Paulo Gomes)

    O Windows Live Messenger está com os dias contados

    O software de bate-papo da Microsoft, também conhecido pelo antigo nome MSN Messenger pode ser abandonado em breve, segundo informaram fontes ao site The Verge. A empresa estaria interessada em investir no Skype, adquirido em 2011.

    Caso as informações se confirmem, no entanto, não será uma surpresa. Na última atualização do Skype, agora na versão 6.0, o programa ganhou a possibilidade de importar os contatos do Windows Live Messenger.

    O anúncio da 'aposentadoria' do Messenger deve sair em alguns meses, enquanto acontece a migração dos serviços para o Skype. Por Olhar Digital.

    Campestre/RN: Prefeita eleita Sione formará nessa segunda sua equipe de transição com auxilio do vice Luciano

    Saúde, Educação, Desenvolvimento social, Obras e Transportes. Como está a administração atual em São José do Campestre.
    Para saber como anda cada uma dessas áreas entre outras em nosso município, a prefeita eleita Sione Ferreira e seu vice-prefeito Luciano estão criando nessa segunda-feira (05) uma equipe de transição. Não diferente dos demais municípios que já formaram suas equipes, Sione e Luciano pretendem montar uma equipe experiente que faça um levantamento de tudo que vem sendo feito pela administração municipal atual. Depois da equipe montada um documento solicitando informações será enviada a prefeitura para ser protocolado para depois haver a busca de informações nas secretarias e órgãos municipais relativos a tributos, contratos e convênios.
    Ainda hoje divulgaremos os nomes que formarão a equipe de transição.


    Laboratório produz etanol a partir de soro de leite


    O soro de leite, resultante da produção de queijos, pode ser uma nova fonte de matéria-prima para a produção de etanol igual ao que é feito a partir da cana-de-açúcar. A possibilidade foi demonstrada por uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Ciência e Tencologia de Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
    De cada quilo de queijo produzido sobram, em média, nove litros de soro, um líquido esbranquiçado formado por 95% de água, 4% de lactose e 1% de proteína. O soro pode ser aproveitado pela indústria alimentícia na composição de bebidas lácteas e recheios de biscoitos. No entanto, por ser muito poluente, é preciso transformá-lo em pó, o que gera custos altos principalmente para o pequeno produtor. Se não for usado para alimentação, o soro precisa ser tratado como um efluente industrial para não contaminar o meio ambiente ao ser descartado.
    De acordo com o professor Marco Antônio Ayub, responsável pelos experimentos, apesar de ainda não haver estudos de viabilidade econômica, a pesquisa abre possibilidades para o uso do líquido, além de sugerir novas alternativas de matéria-prima para a produção do biocombustível. “Estamos tentando fazer parceiras com ouros grupos dessa área e ver se a gente consegue propor às indústrias viabilizarem pelo menos um teste industrial para ver se vale a pena produzir comercialmente”, explica.
    A obtenção do etanol de soro de leite é feita por biorreatores com leveduras do gênero Kluyveromyces, que fazem a transformação do material lácteo em biocombustível. Setenta gramas por litro de lactose é convertido em torno de 35 g por litro de etanol, enquanto são necessários 200 g de litros de açúcar para obter 90 gramas por litro de etanol. Depois, em ambos os processos, os líquidos são destilados para dar origem ao biocombustível.
    “Conseguimos obter o mesmo rendimento (50% de conversão) do caldo de cana. Estamos propondo uma tecnologia contínua, porque a nossa concentração de açúcar é muito menor (que o da cana-de-açúcar)”, explica o professor.
    Fonte: Globo Rural

    Servidores públicos federais podem ficar sem reajuste no ano que vem

    JK CARTUCHOSSem um acordo prévio com o governo federal, as diversas categorias dos servidores públicos federais não terão reajustes salariais em 2013. Segundo o relator-geral do Projeto de Lei do Orçamento da União, senador Romero Jucá (PMDB-RR), na proposta que se desenha no Congresso e com despesas previstas menores que as deste ano, “é difícil conseguir espaço para reajustes (salariais) dos servidores”.
    O senador lembrou que, neste ano, as despesas orçamentárias foram fixadas em R$ 28 bilhões. Na proposta trabalhada para 2013, as mesmas expectativas de gastos caíram para R$ 22 bilhões.
    A previsão para 2013 fixa os gastos com pessoal em R$ 226 bilhões, dos quais R$ 162,9 bilhões em despesas do Executivo, R$ 23,9 bilhões, do Legislativo, R$ 16,9 bilhões, de contribuição patronais e R$ 11,1 bilhões, de reserva de contingência.

    Disparo acidental atinge os "possuídos" de assaltante em Ceará-Mirim

    Após assaltar um posto de combustíveis na tarde de sabádo (3), na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal, um adolescente de 17 anos acabou atingido na genitália pela própria arma que ele mesmo usou para cometer o crime. Minutos depois de render funcionários e pegar o dinheiro, o jovem saiu em fuga numa motocicleta com pelo menos mais dois comparsas. Um na mesma moto e outro num veículo modelo Astra. As informações são do capitão Harisson, do Batalhão da Polícia Militar da cidade.
    O que o adolescente não imaginava é que seria vítima do mesmo revólver usado no assalto. Durante a tentativa de acionar a motocicleta para fugir com o dinheiro, a arma que havia colocado na cintura disparou. A bala atingiu a sua região genital.
    A Polícia Militar foi acionada pelos funcionários do posto e o assaltante acabou preso em flagrante. Seus comparsas, porém, conseguiram fugir. O jovem foi socorrido ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal, onde recebeu os primeiros cuidados. 

    Falta de pizza no mensalão aguçou o apetite do acusador Marcos Valério

    Não há quem não tenha sempre desconfiado de que trama muito cabeluda existiu por trás do assassinato, em janeiro de  2002, do prefeito de Santo André, Celso Daniel. Um novo feixe de luz é agora lançado sobre o caso, pelo agente-mór de falcatruas do PT, Marcos Valério, em recente depoimento que prestou à Procuradoria Geral da República. Maior credibilidade teriam suas denúncias se tivessem sido feitas há mais tempo, no começo do processo. Mas deu-se em setembro, quando já lhe parecia clara a condenação. Marcos Valério parte então em busca dos benefícios da delação premiada. O denunciante está, obviamente, se sentido órfão, decepcionado com os poderosos políticos para os quais prestou relevantes serviços. Tinha como certo que o processo do mensalão acabaria como tantos outros, numa grande e disforme pizza mal assada. Mas quem acabou sendo fritado foi ele mesmo, Marcos Valério. Leia na íntegra o artigo de Pedro Luiz Rodrigues

    Secretário bipolar causa temor aos servidores do gabinete civil, diz blogueiro

    O polêmico e conhecido blogueiro Daniel Dantas escreveu em seu blog que recebeu um e-mail de um servidor aterrorizado do gabinete civil do governo do RN. "O terror se espalha por toda governadoria com a chegada de Carlos Augusto Rosado", diz ele, que afirma que os funcionários estão em pânico com tudo que podem passar.
    Segundo o servidor, os "funcionários da Residência oficial contam os horrores que presenciam na casa da Governadora: os gritos, as grosseiras e a troca de humor do ex-Deputado Carlos Augusto são das coisas mais faladas".
    Os funcionários que lidam no dia a dia com o primeiro casal destacam que o novo secretário é totalmente bipolar: "acorda de um jeito e dorme de outro, qualquer coisa muda seu humor e quem sofre é quem trabalha com ele".
    Segundo o preocupado servidor, Carlos Augusto já demonstrou seus dois lados no seu primeiro dia no Gabinete Civil. "Primeiro se emocionou falando do seu pai, que o motivo de não gostar de tirar foto é porque um dia antes do pai morrer sua mãe mandou ele se arrumar para tirar uma foto com pai e no outro dia ele morreu e isso o traumatizou", diz. Logo em seguida, sua grosseria teria se manifestado ao falar para o adjunto Galbi Saldanha, a quem considera como um filho, "que por enquanto ele continua lá, mas logo ele vai ser substituído por uma pessoa mais capacitada".
    "Seu primeiro grito, sem dó nem piedade, foi em Galbi, porque uma ligação que ele tinha pedido estava demorando ele não quer nem saber se a pessoa não atende", relata.
    Beirando o desespero, o servidor que pediu para não ser identificado por medo de represálias afirma necessitar compartilhar tudo isso que tem vivido. Como um grito de socorro.