• Últimas Notícias

    domingo, 21 de outubro de 2012

    Chuva de meteoros Oriônidas

    A chuva anual de meteoros Oriônidas poderá ser vista neste final de semana, terminando na noite desse domingo (21) , e se o céu estiver limpo, pode render um belo espetáculo aos observadores brasileiros.
    As Oriônidas acontecem todos anos no fim de outubro, quando a Terra passa pela trilha de detritos do cometa Halley e têm o nome de Oriônidas por surgirem perto da constelação de Órion. O meteoros, que são pedaços de rocha do tamanho de grãos de feijão, passam pela atmosfera a centenas de milhares de quilômetros por hora
    Para assistir à chuva de meteoros, é preciso estar afastado das luzes urbanas ou em um lugar alto. A Lua não será um problema, porque ele está na fase minguante. Mas a noite precisa estar sem nuvens.

    De acordo com o professor e astrônomo Antônio Araújo, presidente da Associação Norte-Riograndense de Astronomia (ANRA), o fenômeno poderá ser observado com mais intensidade nas madrugadas do domingo e da segunda-feira, entre 23h e 3h.

    Jornais brasileiros se retiram do Google News

    A Associação Nacional de Jornais (ANJ), que agrupa 90% dos diários do País, decidiu nesta sexta-feira se retirar do Google News e proibir o buscador de publicar notícias de seus associados.
    Os 154 membros da ANJ apoiaram a decisão, pois o Google se recusou a pagar aos jornais para utilizar suas informações, segundo anunciou o diretor da entidade, Carlos Fernando Lindenberg Neto, em entrevista ao Instituto Knight Center para o Jornalismo das Américas, da Universidade do Texas, instituição presidida pelo brasileiro Rosenthal Calmon Alves.
    “O Google News não nos ajudava a aumentar a audiência dos jornais, pois ao dar as primeiras linhas, reduzem as possibilidades dos internautas lerem no link a história completa nos jornais”, disse Lindenberg Neto.
    Em dezembro de 2010, a ANJ e o Google tinham chegado a um acordo para que o buscador mostrasse apenas uma linha de cada notícia para atrair a curiosidade do leitor e levá-lo depois à publicação.
    No entanto, segundo relatou a ANJ na última Assembleia da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), realizada nesta semana em São Paulo, a medida não foi suficiente para gerar mais acessos. A ANJ se transformou na primeira associação de jornais que mobilizou seus membros para uma saída em massa do Google News.
    Terra

    Valeu, STF

    Se o número de manifestantes não era grande, sobrou bom humor na homenagem "Valeu, STF", organizada na manhã deste domingo por um grupo de moradores da Zona Sul, na orla do Leblon e Ipanema, para comemorar o resultado parcial do julgamento dos mensaleiros. Ao som de "Se gritar pega ladrão", de Bezerra da Silva, entre outras músicas alusivas à corrupção, cerca de 60 pessoas, muitas usando toga preta e a máscara do ministro Joaquim Barbosa, percorreram a pé dos postos 12 ao nove, debaixo de sol forte, levando faixas e um cheque gigante de R$ 153 milhões, emitido pelo "Banco do Mensalão" e assinado por "Lalau da Silva", para simbolizar a devolução do dinheiro supostamente desviado pelo esquema.

    Carioca cria monociclo inspirado no filme 'Homens de Preto'

    Um monociclo motorizado inventado pelo mecânico carioca Leandro Troufa, 32, tem sido o centro das atenções na zona norte do Rio.
    Parecido com o transporte futurista usado pelo ator Will Smith no filme "MIB - Homens de Preto 3", o veículo é conhecido no exterior como "wheelsurf" (espécie de surfe sobre roda) ou "monowheel".
    Dentro de um aro metálico com 1,70 metro de diâmetro, recoberto por três pneus de bicicleta cortados e emendados, Troufa instalou o motor de uma moto de 150 cilindradas, um banquinho, um guidom e saiu pelas ruas.
    "É um veículo experimental, mas virou um esporte radical pelo desafio que é andar nele", diz.
    Daniel Marenco/Folhapress
    O mecânico Leandro Troufa, com seu monociclo motorizado, no Rio
    O mecânico Leandro Troufa, com seu monociclo motorizado, no Rio

    Concursos públicos poderão abrir até 80 mil vagas em 2013

    A expectativa do mercado de concursos públicos é que, no ano que vem, sejam abertas 80 mil vagas nas três esferas públicas — federal, estadual e municipal. Para a disputa, a previsão é de recebimento de 12 milhões de inscrições. Ou seja, na média, a relação será de 150 candidatos por vaga. São cerca de 10% da população ocupada querendo entrar no setor público.
    Segundo o Ministério do Planejamento, no âmbito federal 42.841 vagas deverão ser autorizadas. Este total inclui 490 ainda não preenchidas, apesar de os candidatos já terem sido selecionados este ano, e 5.946 para substituição de terceirizados. No caso das novas vagas, será dada prioridade às áreas de educação, saúde e segurança pública.
    — Isso revela muito sobre a realidade brasileira. E, muitas vezes, o que se observa é que as pessoas não buscam esse emprego por vocação, mas porque estão atrás de segurança e estabilidade — analisa o coordenador do curso Gestão de Políticas Públicas da USP, Fernando Coelho.

    Motorista embriagado fica com o carro pendurado em uma ponte na RN 041

    Por volta das 23:20h de ontem Sábado (20/10) o condutor de um veículo Gol de placas JOJ-2301/Currais Novos, por pouco não caiu de cima de uma ponte na RN 041, mais precisamente na comunidade Malhada da Areia, no mesmo local onde um caminhão da Nestlê caiu na última segunda feira.
    O condutor identificado apenas por ALEX DO HOSPITAL, que trabalha no Hospital Regional de Currais Novos, apresentava sintomas de embriaguez, vinha sozinho no veículo, e ficou pendurado numa altura de aproximadamente 05 metros. A ponte está sem a mureta de proteção que foi arrancada no acidente anterior.
    Um guincho foi acionado e teve muito trabalho para retirar o veículo, pois havia o risco do mesmo cair de cima da ponte.
    Policiais do 2ºGPRE também foram acionados e fizeram o isolamento do local que ficou interditado por alguns minutos.
    Foto e fonte: Sd PM J. Júnior
     

    Em Currais Novos Mulher é morta a facadas

    Por volta das 02h30min deste Domingo (21/10/12) um homicídio foi registrado na Rua Operário José Vicente Neto, Bairro Santa Maria Gorete, Currais Novos. A vítima, Luciene da Silva de 42 anos levou várias cutiladas de faca na altura do pescoço e veio a óbito na cozinha da residência, onde foram encontradas duas facas sujas de sangue.

    O principal acusado trata-se do senhor José Mathias Peixoto de 65 anos com quem a vítima tinha um relacionamento amoroso.

    O acusado é ex-cunhado do dono da residência e costumava se encontrar com a vítima naquele local. O motivo do crime é desconhecido.


    Fonte/Fotos: Sd PM J. Júnior via O COMUNICADOR

    Defesa Civil Estadual convida municípios para assinarem protocolo da Operação Carro Pipa

    A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), realiza o segundo convite de adesão dos municípios, em situação de emergência, para assinarem o protocolo de intenções com Sejuc, a partir desta terça-feira (23), até o dia 1º de novembro, para que o município possa ser beneficiado com a Operação Carro Pipa estadual.

    A Operação Carro Pipa irá atender 52 municípios potiguares em situação de emergência ou Estado de Calamidade Pública, devidamente reconhecidos pelo Governo Estadual, em virtude da estiagem/seca, e que não foram contemplados com a Operação Pipa do Exército.

    O prefeito deve procurar o Setor de Convênio da Sejuc, no Centro Administrativo, do dia 23 de outubro a 1º de novembro, das 8 às 17h. Para a assinatura do Termo é necessário trazer o documento original e a cópia da carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência.

    Mais informações pelo telefone 8114-5772 (Ten. Lavínio - assessor Técnico da Defesa Civil) ou 3232-1775 (Setor de Convênio), ou pelo e-mail setordeconvenio@rn.gov.br.

    Municípios que devem assinar o protocolo de intenções:

    Almino Afonso, Caiçara do Norte, Caraúbas, Encanto, Guamaré, Grossos, Ipanguaçu, Itajá, Itaú, Lagoa Nova, Macau, Paraú, Pedências, Poço Branco, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Santana do Seridó, São Miguel, Sítio Novo, Timbaúba dos batistas

    Por Assessoria Sejuc

    Jovem Felipe Brito de Tacima capota carro e morre a caminho do hospital

    Na noite deste sábado (20), um acidente na Rodovia entre Tacima e Riachão, tirou a vida do jovem Felipe Brito (25 anos), filho do empresário Beto Brito de Tacima. Segundo as primeiras informações, o jovem tinha saído de Tacima para pegar a sua noiva na cidade de Riachão. Felipe perdeu o controle do carro e capotou. O jovem foi socorrido e encaminhado para o Hospital de Passa e Fica, más não resistiu e morreu.

    A festa da vitória de Erivan Bezerra que estava acontecendo na noite deste sábado, foi imediatamente encerrada.


    O Acidente aconteceu em um trecho da Rodovia onde o condutor teria perdido o controle do veículo Celta, de cor branca, placas MNF 6256-PB e saído da pista, vindo a capotar. Felipe foi projetado para fora do veículo e ficou há cerca de 20 metros de distância do carro.

     

    A vítima ainda foi socorrida para o hospital da cidade de Passa e Fica-RN, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. 

    O Capitão PM Silva Ferreira, disse que teve informações que o jovem teria ingerido bebida alcoólica, o que pode ter motivado o acidente, considerando ainda que, a estrada está sendo recapeada e alguns trechos oferecendo perigo para que trafega por ali.

    Felipe Brito que residia na praça Pedro Targino em Tacima, era filho de Beto Brito, empresário de festa bastante conhecido na região. Por conta do acidente a festa que acontecia na cidade foi cancelada.

    Fonte: Araruna Online/Junior Campos