• Últimas Notícias

    sábado, 29 de setembro de 2012

    O voto dos presos

    voto dos presos O voto dos presos
    Nas eleições municipais do próximo mês 14.671 presos provisórios e menores infratores poderão votar em todo país, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os presos provisórios podem votar porque não há condenação definitiva. Segundo o TSE, a Constituição, em seu artigo 15, inciso III, exige o trânsito em julgado -quando não cabe mais recursos– da condenação para a suspensão dos direitos políticos. Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas que têm entre 16 e 18 anos e têm o título de eleitor podem também podem votar.
    O sistema de votação de detentos é organizada por TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) em parceria com Secretarias de Segurança Pública dos Estados. Os mesários convocados devem estar preparados para este tipo de atendimento. Os mesários escolhidos para atuar nestas circunstâncias são, preferencialmente, indicados pelos juízes eleitorais que escolhe pessoas que já estejam vinculados ao atendimento dessas necessidades.
    Em geral, são escolhidos mesários de departamentos penitenciários, representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e da Defensoria pública, informa o TSE. Também é preciso montar mesas eleitorais nos presídios e entidades de internação de adolescentes, além de montagem de esquema especial de segurança.
    Neste ano, São Paulo, Amazonas e Bahia são os Estados com maior númer de eleitores. No total, serão montados 207 locais de votação em presídios e centros socioeducativos de todo o país. Apenas Pará, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio de Janeiro não vão instalar seções em unidades prisionais.
    O direito ao voto de presos provisórios –em caráter preventivo ou com direito a recursos– foi garantido pela Constituição de 1988. No entanto, foi regulamentado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apenas em 2010.
    Por: Irineu Tamanini

    Morre Hebe Camargo, ícone da TV Brasileira

    Morreu, na manhã deste sábado, por conta de uma parada cardíaca, a apresentadora Hebe Camargo aos 83 anos, em sua casa, no Morumbi.
    De volta ao SBT, Hebe se preparava para reinaugurar uma nova fase em sua tradicional casa, de onde se 'mudou', em 2011, indo para a Rede TV!
    Hebe lutava contra um câncer no peritônio, descoberto em janeiro de 2010. Em março, a diva de nossa TV retirou um tumor no intestino, logo depois, em junho, necessitando remover sua vesícula. Em agosto, Hebe foi internada para fazer um tratamento metabólico, já que não conseguia se alimentar corretamente.
    Deixando uma saudade impossível de ser quantificada, Hebe Camargo receberá desta coluna um texto-homenagem. Aguarde. 

    Agripino e Ricardo Mota participam de comício em Extremoz

    Acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ricardo Mota (PMN), o senador José Agripino participou nesta sexta-feira (28) de comício no município de Extremoz. A mobilização em favor da coligação Extremoz cada vez mais forte  reuniu centenas de pessoas no centro da cidade para aclamar a reeleição do prefeito Klaus Rêgo, do PMDB. Klaus tem como companheiro de chapa o Pe. Edilson, candidato a vice pelo Democratas.

    Durante seu discurso, o senador destacou a bem sucedida gestão de Klaus frente à prefeitura da cidade e pediu à população a continuidade desse trabalho.  “Klaus tem sido responsável e competente na administração dessa cidade e isso o credencia a permanecer trabalhando por Extremoz. Em Brasília, ele conta com meu apoio irrestrito para conseguir recursos federais e investir aqui”, declarou o presidente nacional do Democratas.  

    Hoje, José Agripino participa das campanhas em Riacho da Cruz, Severiano Melo, Água Nova e Luis Gomes

    Calote nos Municípios: Prefeitos preparam nova marcha à Brasília

    Pelo menos 1.500 prefeitos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) preparam nova marcha à Brasília para dia 10 de Outubro. A situação financeira piorou, e a relação com a presidente Dilma azedou desde o último encontro. A CNM acusa a União de calote pelos restos a pagar em obras. E a decisão do governo de desonerar de IPI alguns produtos causou efeito devastador nas contas, porque o imposto fomenta o Fundo de Participação dos Municípios. Serão R$ 8,4 bilhões a menos no FPM até dezembro.

    Aplicativo traz a ficha de todos candidatos do país

    Três programadores goianos desenvolveram um aplicativo gratuito chamado “Transparência” que permite ao eleitor de todo Brasil verificar, via iPad ou iPhone, a ficha dos candidatos que disputam às eleições 2012. O programa possibilita ao usuário ter acesso a informações como a situação da candidatura, declaração de bens, certidões criminais, propostas políticas, receitas e despesas de campanha. Ele também pode ser usado para enviar denúncias contra o político diretamente para o Ministério Público.
    O projeto para o aplicativo teve início há dois meses e foi lançado no último dia 19. A ideia, segundo um dos criadores, Edson Pieczarka Jr. (foto), surgiu junto com a aprovação da Lei da Ficha Limpa. “A intenção é colocar as pessoas mais próximas das questões políticas e facilitar este acesso à Ficha Limpa”, afirma.

    Campo Redondo/RN: Dr. Alessandro de destaca na reta final da campanha eleitoral

    A campanha eleitoral em Campo Redondo já começa ter uma definição direcionada e com possibilidades de eleger o candidato do PMN nessas eleições, as movimentações gigantescas e a desistência de um dos prefeitáveis pode assim definir o quadro político naquela cidade. Dr. Alessandro, ao que tudo indica, parece que caiu de vez no gosto do povo.

    Vídeo de um animal com 8 patas e aparencia humana é destaque na Web

    As imagens de um estranho animal está circulando na web, o vídeo impressionante é de um bode com oito patas e com aspecto de alien. 

    O vídeo teria sido feito em território palestino., provavelmente Faixa de Gaza. O animal está sendo chamado de Billy.

     

    Wilma participa de mobilização política em prol de Miriam Paiva em Tangará

     
    A presidente estadual do PSB, Wilma de Faria, esteve nesta sexta feira (28) na cidade de Tangará levando o seu apoio à candidata Miriam Paiva (PSB), e vice Aluisio (PR). No comício Wilma destacou a importância de eleger Miriam: "pois só ela tem competência e poderá dar continuidade a boa gestão de Jorginho, o atual prefeito, que com tanto zelo administrou Tangará". 
    Wilma falou ainda: “Eu posso falar olhando nos olhos de vocês, por que Wilma tem trabalho em Tangará, no nosso governo realizamos muitas obras, calçamos, asfaltamos e drenamos, fizemos as estradas,  ajudamos o homem do campo com o desenvolvimento solidário e hoje com esta seca, tudo encontra-se abandonado, isso não pode continuar”.

    Ex prefeito de Lagoa D'anta foi preso por porte ilegal de arma e munição

    Policiais civis lotados na Delegacia de Nova Cruz, cidade distante 93Km da capital potiguar, prenderam na manhã dessa sexta-feira (28) um homem identificado como Germano de Azevedo Targino, de 39 anos. Ele foi preso em flagrante por posse ilegal de armas e munições.
    A apreensão do material foi feita por meio de cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela justiça. De acordo com o delegado Normando Feitosa, o mandado foi solicitado depois de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) feito contra Germano na semana passada, no qual ele é acusado de ter ameaçado uma pessoa de morte fazendo uso de uma arma.

    Diante da acusação, os policiais civis fizeram uma varredura na fazenda de Germano, por volta das 8h30 da manhã desta sexta, onde foi encontrado o seguinte material: uma espingarda calibre 12; um revólver calibre 38; um carregador de pistola calibre 380; 28 munições calibre 12; uma algema; seis munições calibre 44; 49 munições calibre 380; 39 munições calibre 38; três coldres (suporte para carregar arma). Uma das armas apreendidas tem registro na Secretaria de Segurança da Paraíba. Por DN