• Últimas Notícias

    quarta-feira, 19 de setembro de 2012

    Inscrição em pedaço de papiro sugere que Jesus Cristo era casado


    Pedaço de papiro traz a inscrição: 'Jesus disse a eles, minha esposa' (Foto: Karen L. King/Harvard/Divulgação)Uma inscrição antiga feita em papiro pode sinalizar que Jesus Cristo tinha uma esposa. O material foi apresentado nesta terça-feira (18), durante o 10º Congresso Internacional de Estudos Coptas, que está sendo realizado em Roma, na Itália.

    Copta é o nome que se dá à língua falada no Egito na época do Império Romano, quando viveu Jesus. É nessa língua que está escrito fragmento de um texto com os dizeres: “Jesus disse a eles, minha esposa...”.

      O pedaço de papiro tem aproximadamente quatro centímetros de altura e oito de largura. Segundo Karen King, professora da Faculdade de Teologia de Harvard, nos EUA, que apresentou a peça, o documento foi escrito na segunda metade do século 2.

    “Esse novo evangelho não prova que Jesus era casado, mas nos conta que toda a questão só surgiu como parte de debates vociferantes sobre sexualidade e casamento”, contou King à reportagem da própria Harvard.

    Ainda de acordo com a autora, o que o documento prova é que o estado civil de Jesus não era um tabu para os cristãos da época. “Desde o início, cristãos discordaram sobre se era melhor não casar, mas levou mais de um século após sua morte até que eles começassem a apelar para o estado civil de Jesus como um apoio aos seus argumentos”, prosseguiu.

    Antes de apresentar sua pesquisa em Roma, King já tinha apresentado o papiro para outros importantes especialistas, que concordaram que se trata de um documento autêntico.

    O fragmento chegou até King das mãos de seu dono, que mora nos Estados Unidos e preferiu não se identificar. Por isso, pouco se sabe sobre sua descoberta. Os especialistas sabem apenas que ele foi escrito em um livro – e não em um rolo, pois há inscrições dos dois lados – e que provavelmente é original do Egito – por estar escrito em copta.

    G1

    Com a crise na saúde e depois de ser multada em R$ 200 mil, secretária municipal de Saúde pede exoneração

    A crise na Saúde do Município de Natal se agrava. A secretária municipal de Saúde, Maria do Perpétou Socorro, pediu exoneração do cargo. A publicação do ato ocorre menos de 24 horas depois dela ter sido multada em R$ 200 mil pela responsabilidade na paralisação das cirurgias ortopédicas.
    O cargo passa a ser ocupado por Maria Joilca Bezerra, que era secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde. Por Panorama Político

     
    Photobucket

    Sexo oral causa mais câncer do que cigarro e álcool

    Sexo oral é considerado o maior causador de câncer na região da garganta. Na última década, as bebidas alcoólicas e o cigarro, que sempre foram apontados como importantes fatores de risco, foram deixados para trás pela doença relacionada ao HPV (papiloma vírus humano).
    O oncologista Dr. Luiz Paulo Kowalski, diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo (SP), disse que houve mudanças no perfil da doença, “o que antes era freqüente em homens acima dos 50 anos que fumavam e bebiam, agora é mais comum em jovens (30 a 40 anos) que fazem sexo oral desprotegido e têm vários parceiros”.
    Entre os sintomas do câncer da garganta, se destacam a dor persistente e progressiva na região, geralmente de um único lado, e dificuldade para engolir.
    O especialista diz que a vacina contra a HPV é a forma mais eficaz de prevenção, e deve ser feita antes do primeiro contato sexual.
    — A cura depende da extensão da doença, mas em estágios iniciais a chance é de 90%; em casos mais avançados a porcentagem cai para 70%. Mesmo assim, é importante o paciente redobrar as medidas preventivas porque a doença pode voltar.
    O especialista diz que a vacina contra a HPV é a forma mais eficaz de prevenção, e deve ser feita antes do primeiro contato sexual.
    R7

    Funcionários dos Correios decidem nesta quarta se entram em greve

    Funcionários dos Correios decidem nesta quarta-feira (19) se paralisam ou não suas atividades em todo o Brasil. A partir das 10h30 funcionários da empresa participam de audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, acreditando em um acordo coletivo com as entidades sindicais.
    Mesmo que decidam pela greve, a empresa possui plano de contingência para garantir a prestação de serviços à população. Entre as medidas que a empresa poderá vir a adotar estão: realocação de empregados das áreas administrativas, contratação de trabalhadores temporários, realização de horas extras e mutirões para triagem e entrega de cartas e encomendas nos finais de semana.
    A proposta da empresa reajusta em 5,2% os salários e os benefícios dos seus 120 mil empregados. Os Correios ainda oferecem aos trabalhadores vale transporte, assistência médica, hospitalar e odontológica para empregados e seus dependentes (inclusive na aposentadoria) e adicionais de atividade. Nos últimos nove anos os trabalhadores da ECT tiveram até 138% de reajuste salarial, sendo 35% de aumento real.
    Pelas informações publicadas pelos sindicatos, hoje serão realizadas assembleias de trabalhadores em 16 Estados e no Distrito Federal, para deliberar sobre paralisação — Minas Gerais e Pará estão com 2% do efetivo paralisado desde o dia 11. Nos demais estados as assembleias vão do dia 19 ao dia 25 de setembro.
    Demais esclarecimentos

    Manifestantes queimam ônibus e agridem bombeiros em noite de protestos em Natal

    Foto: Via Certa Natal
    Clima de guerra em Natal desde o final da tarde, quando grupos começaram a protestar contra o fim do Passe Livre.
    O protesto começou na frente do Natal Shopping, antes das 18 horas.
    Mesmo com os manifestantes instalados na marginal da BR-101, o trânsito ficou lento porque as pessoas diminuíam a velocidade dos carros para olhar o que estavam acontecendo.
    De cima da passarela, como registrei quando passava nem no comecinho de tudo – por pouco me livrei de um congestionamento maior – as pessoas se amontoavam para assistir de camarote o que acontecia.
    Como vem registrando no twitter, o site @ViaCertaNatal está acompanhando tudo o que ainda está acontecendo.
    Bairro Nordeste - carro da linha 25 (Foto: @ViaCertaNatal)
    Saldo negativoi até agora: dois ônibus incendiados e bombeiros, que tentaram debelar o fogo, agredidos com pedradas.
    Vandalismo total, impedindo as pessoas que dependem do transporte público, de irem para casa.
    Um ônibus foi queimado ao lado do Midway Mall, na Bernardo Vieira, e o shopping orienta os clientes a deixarem o estabelecimento pela Salgado Filho.
    O caos também se estabelece dentro do estacionamento do shopping. Congestionamento por causa da limitação de saídas.
    Outro ônibus – da linha 25 – foi queimado no Bairro Nordeste.
     
    Fonte: Via certa Natal