• Últimas Notícias

    domingo, 1 de julho de 2012

    Cultura: ‘Paralelo 10’ é o grande vencedor do Fica 2012

    ‘Paralelo 10’ é o grande vencedor do Fica 2012
     O documentário Paralelo 10 (Brasil, Rio de Janeiro), do carioca Silvio Da-Rin, foi o grande vencedor da Mostra Competitiva da 14ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que se encerra hoje na cidade de Goiás. O filme leva prêmio de R$ 50 mil e o troféu Cora Coralina. O longa é baseado no depoimento do sertanista José Carlos Meirelles e do antropólogo Terri de Aquino sobre a nova política indigenista no Brasil para proteger tribos de índios ainda não contatadas.
    O prêmio de melhor longa-metragem (R$ 35 mil) foi para o filme Sob Controle, produção alemã com direção de Volker Sattel, que recebeu o troféu Carmo Bernardes. A produção reacende o debate sobre a energia nuclear ao abordar o conflito entre os operários das unidades, consideradas as mais seguras do mundo, e a pressão popular pelo fechamento das usinas.

    Partidos e coligações têm até quinta-feira para fazer registro de candidaturas

    Termina na próxima quinta-feira (5) o prazo para que os partidos políticos e coligações apresentem, nos cartórios eleitorais, o requerimento de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Para todos os cargos, deverão ser obedecidos os critérios estabelecidos pela chamada Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010), que prevê os casos em que os candidatos ficam submetidos a inelegibilidade.

    Contas de campanha eleitoral x contas de gestor público
    A decisão tomada pelo TSE que permite, nas Eleições 2012, a participação de candidatos que tiveram contas de campanhas eleitorais anteriores reprovadas não impede a aplicação da Lei da Ficha Limpa. As contas de campanha são diferentes das contas relativas ao exercício de funções públicas, ou seja, as contas dos gestores públicos (prefeitos, governadores, secretários estaduais ou municipais etc).

    As contas de campanha são regidas pela Lei das Eleições (Lei 9.504/97), que, em seu texto, condiciona a obtenção do registro de candidatura à mera apresentação da prestação de contas dos recursos arrecadados por meio de doações e utilizados na eleição. Essas contas são analisadas e julgadas pela Justiça Eleitoral e a decisão do TSE apenas manteve a aplicação literal da norma elaborada pelo Congresso Nacional.

    Acusado de estelionato é alertado pela PF de tentativa de golpe da CIEC

    Investigado pela Polícia Federal há pouco mais de um mês, acusado pelo proprietário da Comércio de Importação e Exportação de Couros Ltda (CIEC) por estelionato, o evangélico Elwes Silveira da Silva afirma que há quatro meses vem sendo vítima de calúnias e ameaças de morte pelo empresário Manoel Batista de Melo.

    Elwes também chegou a ser investigado pela Polícia Civil, mas após apresentar documentos da Recita Federal passou a ser considerado pelos policiais do 1ª Distrito Policial de Parnamirim vítima de uma tentativa de golpe, e não um estelionatário como denunciado pelo empresário.

    Durante as investigações da Polícia Civil foi descoberto que o proprietário da empresa CIEC responde a vários processos fiscais e chegou a ser preso em flagrante em fevereiro passado, na Paraíba, acusado por crimes contra a fé pública, mas teve o pedido de habeas-corpus aceito e está em liberdade provisória. “Cheguei a receber agentes da Polícia Federal em minha casa e me expliquei. Eles me alertaram que eu seria a próxima vítima de Manoel”.

    Prisão esta que, segundo Elwes, tem sido o pivô de todo o imbróglio. “Depois que eu relatei a prisão dele na Paraíba aos líderes da igreja, ele foi afastado da função de diácono, e, tomado por ira, chegou a me dizer que tinha meus documentos e que poderia me prejudicar”.

    Cachorrinho vai morar em cemitério após morte do dono

    Um cachorro vira-latas muito simpático chama a atenção de quem visita o cemitério municipal de Mamborê (476 km de Curitiba). O cãozinho apareceu por lá desde que seu dono foi enterrado no local, três anos atrás.
    Cachorrinho vai morar em cemitério após morte do dono
    Rambo, apelido que ganhou do coveiro Sidinei Ramos, passa horas ao lado do túmulo e fica agressivo quando outros cães chegam perto.
    “Por isso ele está todo machucado, de tanto brigar. Parece que ele defende o territóriozinho dele”, relata o jornalista Dilmércio Daleffe.
    O coveiro tem cuidado de Rambo. Em oito anos de trabalho, é a primeira vez que vê um cão ir morar no cemitério. Mas ele não quer que o cãozinho tenha um lar de verdade.
    Ramos já recebeu ligações de Curitiba de outras regiões do Estado paranaense de pessoas interessadas em adotar o cão.
    Fonte: Folha.com

    Passa e Fica/RN: Convenção do PT homologou Orlando para prefeito e Djair Claudiano vice

    Na tarde de sábado (30) a cidade de Passa e fica houveram duas convenções em locais distintos sendo uma delas a do partido dos trabalhadores (PT), realizado na escola estadual Sen. João Câmara onde foram homologados os nomes de Orlando Rodrigues para Prefeito, Djair Claudiano para Vice e Ronildo do Conselho Tutelar e do artesão Borboleta para o cargo de vereador. O PT sairá sozinho, em protesto ao sistema do prefeito Pedto Augusto Lisboa. O PSD de Lula Caboclo convidou o PT para uma coligação, mas na última hora fez as pazes com o prefeito e voltou ao sistema. Então o PT, como sempre, faz a sua parte, em nome da democracia, pra não deixar o Pepeu figurar como candidato único.

    Campestre/RN: Convenção do PMN homologa os candidatos Sione para prefeita e Luciano vice


    Uma grande onda vermelha, assim era chamada a multidão jamais vista em uma convenção já realizada na cidade de São José do Campestre, milhares de pessoas se uniram na tarde de ontem (30) na convenção dos partidos políticos, PMN, PTB, PP, DEM, PR, PV E PRP, ambos homologaram os nomes de Sione Ferreira para prefeita (PMN) e Luciano Xavier (PTB) formando assim a coligação "Campestre para o Povo". O vermelhão predominou do inicio até o fim da convenção que contou com a presença do Deputado Estadual Ricardo Motta (Presidente da Assembleia), o parlamentar exaltou as qualidades de Sione e criticou veementemente o descaso em que vive a cidade. Já Sione disse no seu pronunciamento que se eleita for colocará a cidade nos trilhos e não tolerará desmandos no seu governo. O momento marcante foi quando subiu no palco da conveção o ex-prefeito Dr. Laércio sob aplausos do público presente, provando assim que mesmo afastado da política ainda é o maior líder político da cidade. Segundo a Coordenação do evento mais de 4 mil pessoas se espremeram no local para ouvir atentamente os candidatos homologados. A convenção foi realizada na Escola Estadual Belmira Lara.