qDgv36d7lE-cGhJ-ubylgWQwGg4 O Paralelo de Jackson JK: 23/10/2012

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Do Caldeirão à Promotoria

clarice caldeirão Do Caldeirão à Promotoria
Uma ex-dançarina do Caldeirão do Huck, da Tv Globo, é a mais nova integrante do Ministério Público do Rio de Janeiro. Clarice Zeitel Vianna Silva passou no concurso e assumiu como auxiliar da 5ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude.

Em 2009, então estudante de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a ex-dançarina ganhou o concurso de redação da Unesco . Clarice concorreu com mais de 50 mil participantes e venceu a disputa com a redação cujo tema era “Como vencer a pobreza e a desigualdade’.

Clarice passou no primeiro Exame de Ordem que fez logo após concluir o seu curso de Direito. Até passar no concurso do Ministério Público, era inscrita na OAB-RJ (subseção de Niterói) sob o número 155917.

Por: Irineu Tamanini

Prefeito eleito se veste de rei no interior da Paraíba

Prefeito desfila como reiUma homenagem inusitada ao prefeito eleito vem causando polêmica na Paraíba. O candidato João Ribeiro (PMDB) desfilou, no último final de semana, em carro aberto, segurando um cedro, um manto vermelho (a cor do seu partido) e uma coroa de rei.
Amigos e assessores do prefeito eleito garantem que ele foi pego de surpresa com a homenagem, que teria partido de uma eleitora residente no distrito de Timbó de Baixo, naquele município.
No desfile, o ‘rei’ João Ribeiro teve direito a um carro todo decorado em vermelho e dourado. O prefeito eleito de Jacaraú decidiu comemorar sua vitória visitando, em datas distintas, todas as comunidades do município
Jacaraú (a 96 quilômetros de João Pessoa) é localizado na microrregião do Litoral Norte. Tem uma área territorial de 253,206 quilômetros quadrados e uma população estimada em 13.952 habitantes.
O candidato João Ribeiro obteve 5.444 votos (55,81%). O segundo colocado na disputa, Dr. Walker (PR) ficou com 4.310 votos (44,19%). Em Jacaraú foram utilizadas 42 seções para 12.820 votantes. Desses, 2.430 não compareceram para votar no dia 7 de outubro último.
Foto: Prefeito desfila como rei
Créditos: Portal 25 horas
Portal Correio

Investigações da Op. Mal Assombro resultam em novos pedidos de prisão

Nas primeiras horas de hoje, 23, o Ministério Público, a Polícia Civil e a Polícia Militar realizam operação conjunta nas cidades de Assu e Natal, cumprindo 16 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão temporária em continuidade às investigações reveladas a partir da operação Mal Assombro.

Inicialmente a investigação tinha por foco a prática de crimes de homicídio na região do Vale do Açu e de Natal, mas a partir dos elementos probatórios coletados durante a Operação Mal Assombro (em junho de 2012) foram identificados outras práticas criminosas de autoria do ex-presidente da Câmara Municipal de Assu Odelmo de Moura Rodrigues. Entre elas crimes contra o patrimônio público relativo a fraudes em licitações públicas, formação de quadrilha, falsidade ideológica e uso de laranjas em empresas de sua propriedade.

TJ/RN ENTRE OS 3 MELHORES TRIBUNAIS NA AVALIAÇÃO DO CNJ.

O Tribunal de Justiça do RN ficou entre os três Tribunais mais bem avaliados pelo Conselho Nacional de Justiça no levantamento realizado pelo Diagnóstico da Gestão Estratégica Nacional, aplicado entre todos os tribunais Estadual, Federal, Eleitoral, Trabalho e Militar.
O balanço parcial foi apresentado durante a Reunião Preparatória para o VI Encontro Nacional do Judiciário, que aconteceu em Brasília no último dia 17 de outubro.
O TJ de Sergipe ficou com a primeira colocação seguido pelo Judiciário do Rio Grande do Sul e do Rio Grande do Norte.
Esse resultado só foi possível pelo trabalho conjunto da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e dos Secretários, Coordenadores e Diretores de Departamento das Unidades Administrativas do Tribunal de Justiça RN, que mediu o resultado dos 46 indicadores dentro dos Painéis de Contribuição de cada unidade, durante os últimos dois anos.

Fonte: Fator RRH/Portal do TJ/RN

Após suposta briga, casal morre ao cair de 21º andar de prédio no Centro do Rio de Janeiro

Policiais militares na porta do prédio onde aconteceu as mortes na noite de segunda-feira | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Policiais militares na porta do prédio onde aconteceu
as mortes na noite de segunda-feira |
 Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Um homem e uma mulher caíram do 21º andar, do prédio 185 na Avenida Rio Branco, no Centro, e morreram por volta das 22h40 desta segunda-feira. A mulher foi identificada como a advogada Adriana Maria Ribeiro Pontes. O homem não possuia documento e ainda não foi identificado. A polícia já sabe que houve luta corporal antes da queda.
Segundo testemunhas, uma briga teria provocado a tragédia. De acordo com informações iniciais, as vítimas teriam discutido, aos berros, e caído após travarem luta corporal. A janela por onde eles despencaram fica na sala 2.121, num vão interno do edifício Marquês do Herval.
Segundo a polícia, o imóvel é do tipo misto (comercial e residencial) e possui uma porta de segurança reforçada. De acordo com o adjunto da 5ª DP (Mém de Sá), delegado Leonardo Affonso, havia marcas de sangue e luta corporal na sala.
Uma vizinha contou aos policiais do 5º BPM (Praça da Harmonia) acionados ao local que o casal vinha brigando havia pelo menos um mês e que ela mesma já tinha acionada a PM outras vezes assustada com as discussões. A moradora revelou que, antes da queda, chegou a ver a vítima na sacada do imóvel e um homem atrás.
A advogada trabalhava e costumava pernoitar no local. O homem seria namorado dela visitava o imóvel com frequência. A sala, aliás, já teria sido usada há alguns anos como escritório do jogo do bicho. No imóvel há uma porta de segurança reforçada.
Segundo peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, Adriana trajava apenas sutiã e calça. No entanto, não foi possível precisar quem caiu primeiro. As testemunhas serão convocada a prestar depoimento na delegacia.
Fonte: O Dia/IG

Justiça Eleitoral anula votos dos vereadores George Câmara e Raniere Barbosa


Em decisão proferida pelo juiz Ibanêz Monteiro, a coligação União por Natal II teve todos os seus votos anulados. Tudo porque o PTdoB apesar de fazer oficialmente parte da coligação Natal Olha pra Frente, também segundo entendimento da justiça, fazia parte de forma irregular da coligação União por Natal II. 
Uma comissão provisória do PTdoB foi quem fez a coligação com a União por Natal II, o que deixou o partido participando ao mesmo tempo de duas chapas, o que não é permitido.
Com a decisão, Cláudio Porpino e Edivam Martins estão, pelo menos momentaneamente, como vereadores eleitos da cidade de Natal, conforme informa site do TSE.Ontem à tarde, o site do Tribunal Superior Eleitoral, confirmava a eleição de Cláudio Porpino e Edivan Martins

Evangélicos fazem campanha de boicote a novela “Salve Jorge”

Evangélicos fazem campanha de boicote a novela “Salve Jorge”
Evangélicos de todo o Brasil estão realizando uma campanha contra a novela das nove da Globo, “Salve Jorge” pela mídias sociais. Segundo os cristãos, a expressão que dá nome à obra de dramaturgia se refere a uma entidade espírita.
Além de ser cultuado pela igreja católica, “São Jorge” é um símbolo muito presente na cultura religiosa sincrética brasileira, que também o cultua na Umbanda. No segmento religioso, o santo recebe o nome da entidade espiritual ogum.
O post incentivando o boicote está circulando pelo Facebook e já ultrapassou 2 mil compartilhamentos, segundo o Almanaquedatv. O cartaz criado enfatiza que a fé em Jesus é incompatível com a novela, mas ressalta que os cristãos amam os espíritas mas não aceitam que as mensagens contidas na novelas adentrem seus lares.
A Rede Globo cogitou trocar o nome da obra de teledramaturgia para “Salve Guerreiro”, que chegou a ser registrado. Também pensou em “Amor Guerreiro”, mas preferiu manter o título original para que não se perdesse a essência da trama que mostra a devoção ao santo guerreiro.
Por Jussara Teixeira

Mais de 400 Municípios tiveram o FPM bloqueado em outubro

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem recebido desde sexta-feira, 19 de outubro, diversas ligações de gestores preocupados com o bloqueio do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Cerca de 420 Municípios tiveram o repasse do 2° decêndio do FPM bloqueado. A Constituição Federal determina, em seu art. 160, Parágrafo Único, que a entrega do FPM pode ser condicionada à regularização de débitos junto ao Governo Federal e suas autarquias.

A entidade alerta que o Município que teve a cota do Fundo de Participação retida, deverá procurar o órgão regional responsável pela retenção. No caso de débitos Previdenciários e os relativos ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) o Município deve regularizar sua situação na Delegacia Regional da Receita Federaldo Brasil (RFB) de sua jurisdição.

Conforme informações da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) a Delegacia Regional repassará as informações necessárias à RFB em Brasília, que providenciará a liberação dos recursos retidos. Os recursos estarão disponíveis aos entes no 1° dia útil subsequente à autorização da RFB ao Banco do Brasil S.A.
CNM

Eita p....! Vício do álcool mata mais rápido que o do cigarro

Estudo publicado no jornal "Alcoholism: Clinical & Experimental Research" mostra o impacto da dependência do álcool durante um longo tempo. A pesquisa foi desenvolvida por cientistas alemães e levou 14 anos para ser feita. Segundo a pesquisa, o hábito de ingerir bebidas alcoólicas mata mais rapidamente do que fumar. O estudo mostrou que os alcoólicos morrem 20 anos mais cedo, em média, do que o resto da população.

De acordo com John Ulrich, professor da Universidade de Medicina de Greifswald, os dados clínicos revelam uma maior proporção de mortes entre os indivíduos dependentes do álcool, quando comparados com outros da mesma idade, não dependentes.

Ulrich observou uma amostra aleatória para realizar a análise de 4,070 pessoas com idades entre 18 e 64 anos, dos quais 153 foram identificados como dependentes do álcool. Destes, 149, sendo 119 homens e 30 mulheres, foram acompanhados durante os 14 anos da pesquisa.

De acordo com o professor, "Foi Verificado que a idade média de morte entre os dependentes era de 60 para as mulheres e 58 para homens, sendo que ambos são cerca de 20 anos menor do que a idade média de morte entre a população em geral. Nenhuma dessas pessoas que foram a óbito tinha atingido a expectativa de vida". "Outro dado relevante foi que, mesmo participado de tratamento para a doença, não identificamos uma maior sobrevida, o que significa que não parece ter um efeito protetor suficiente contra a morte prematura".

Em votação apertada, OAB/RN define advogados de lista sêxtupla para TJRN; confira

A lista sêxtupla indicada pela Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte à vaga deixada pelo desembargador Caio Alencar no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte está definida. A apuração terminou há poucos minutos e houve um empate na sexta vaga entre os advogados Priscila Coelho da Fonseca e Gladstone Heronildes da Silva. A primeira será indicada por ser mais antiga na profissão. Além dela, também foram indicados Magna Letícia de Azevedo Lopes, Artêmio Jorge de Araújo Azevedo, Marisa Rodrigues de Almeida Diógenes, Verlano de Queiroz Medeiros e Glauber Antônio Nunes Rêgo

Desde as 9h desta segunda-feira (22), ocorreu a votação para a escolha dos seis advogados candidatos à vaga de desembargador do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN). Ao todo, 8,5 mil advogados estiveram ativos e adimplentes junto à OAB no estado e puderam participar da eleição. Eles poderia votar até seis vezes, mas somente uma vez em cada candidato. Caso desejasse votar em menos de seis candidatos, o advogado poderia votar branco ou nulo para as demais opções.

Em Natal a votação ocorreu no Centro de Convenções, enquanto também foram colhidos votos nas sedes Subseccionais de Mossoró, Caicó, Assu, Macau e Pau dos Ferros

A lista com os nomes dos seis candidatos mais votados será encaminhada para o Tribunal de Justiça do RN, que escolherá três advogados, baseados em critérios próprios. A lista tríplice é encaminhada a governadora Rosalba Ciarlini, que define o nome do novo desembargador do TJ.

Confira o resultado completo da eleição:

STF CONDENA A QUADRILHA DO MENSALÃO COMANDADA POR EX-DIRIGENTES DO PT

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, condenou ontem (22) 11 réus pelo crime de formação de quadrilha durante o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. "A sociedade não pode perder a crença de que o Estado dará a resposta penal adequada", disse.

Com o voto de Britto, encerrando o Capítulo 2, o julgamento de todos os itens da ação está concluído. A próxima etapa é definir a pena dos réus, a dosimetria (definir quantos anos de prisão), o que já deve começar a ser discutido na sessão extra de amanhã (23).

Ayres Britto acompanhou integralmente o ministro-relator Joaquim Barbosa e condenou os réus do núcleo político: o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares. Do núcleo publicitário, foram condenados Marcos Valério, Ramon Hollerbarch, Simone Vasconcelos e Cristiano Paz. Já do núcleo financeiro, foram condenados Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane.

Homem é picado por cobra no pênis em São José do Seridó

Um caso inusitado foi registrado neste final de semana no município de São José do Seridó, distante 240 km de Natal.
Alisson Farias, mais conhecido por Alinho de Dona Francisca Enfermeira, foi picado por uma cobra da espécie Jararaca no pênis quando iria usar um sanitário.
Segundo o irmão da vítima, o fato aconteceu na manhã de domingo (21) quando Alisson teria ido usar um banheiro desativado e ao sentar no vaso uma cobra o picou no pênis. Em seguida, ele correu e avisou aos familiares que mataram a cobra e descobriram que a mesma era da espécie Jararaca.
Alisson conseguiu ainda ir de moto a Maternidade Santa Costa e de lá foi transferido para Caicó, onde passou todo o dia internado. Nesta segunda-feira ele recebeu alta e já está em casa.

23 de outubro, dia do Aviador

No dia 23 de outubro comemoramos o Dia do Aviador porque foi nesta data no ano de 1906 que Santos Dumont, o grande inventor brasileiros levantou vôo com o seu "14 Bis". Foi o primeiro vôo de um aparelho mais pesado que o ar. Era o princípio da aviação, o meio mais rápido e arrojado de locomoção conseguido pelo homem.
Alberto Santos-Dumont nasceu a 20 de julho de 1873 em Santa Luzia do Rio das Velhas, hoje cidade de Santos-Dumont, depois de ter sido denominada cidade de Palmira por dilatados anos. Era filho do engenheiro Henrique Dumont e de D. Francisca de Paula Santos. Faleceu em Guarujá - São Paulo - em 23 de julho de 1932. Eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 4 de junho de 1931, não chegou a tomar posse de sua cadeira.
Dia do Aviador
Ainda pequeno, Alberto muda-se para Valença onde a família passou a se dedicar ao café. Em seguida seu pai comprou a Fazenda Andreúva a cerca de 20 km de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Ali, o pai de Alberto logo percebeu o fascínio do filho pelas máquinas da fazenda e direcionou os estudos do rapaz para a mecânica, a física, a química e a eletricidade.
Apesar de sua ascendência francesa e de ter realizado a maior parte de sua obra em Paris, amava o Brasil profundamente e vivia protestando ao governo para que desse mais atenção à aviação. Aqui suicidou-se em 1932.
Estava com profunda depressão originada pelo excesso de trabalho e pelas fortes tensões que sofrera em perigo nos vôos experimentais.
Alberto Santos-Dumont é considerado o Pai da Aviação. A Lei 3636, de 22 de setembro de 1959, concedeu-lhe o posto honorífico de Marechal-do-Ar. De 16 a 23 de outubro transcorre a Semana da Asa.
Fonte: iaracaju.infonet.com.br